sábado, 5 de janeiro de 2008

Quanto vale ou é por Quilo? (Sérgio Bianchi) - 2005


Do polêmico diretor Sérgio Bianchi, chega esta adaptação livre do conto "Pai Contra Mãe", de Machado de Assis, traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira de hoje, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas.No conto original, as personagens principais são Candinho - o caçador de escravos fugidos e Arminda - a escrava fugitiva e grávida. Ao ser apanhada por Candinho, ela é devolvida ao dono e sofre um aborto. Candinho, por sua vez, recebe a recompensa em dinheiro, que irá lhe permitir o sustento do próprio filho. No filme, ambos aparecem novamente em cenas atuais. Junto com outras personagens, vivem episódios contemporâneos que refletem, de diversas maneiras, os mesmos conflitos da história original. Apesar dos tempos serem outros, das ações serem diferentes e de haver uma busca por novas soluções, pouco parece mudar no destino dessas personagens.
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. Com muitos atores afro-brasileiros, a ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo.
Quanto vale ou é por quilo? utiliza linguagens variadas para contar essa história. Entre elas, trechos de documentários e pequenos contos de enredo, baseados em crônicas de Nireu Cavalcante, extraídas de autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Apesar de ser um filme de ficção, a escravatura é mostrada como está descrita nesses documentos, e em outros escritos históricos da época. Ao traçar esse paralelo entre o século XIX e o tempo atual, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje.