segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Homem do Ano (Patrícia Melo) - 2003


Uma ingênua aposta entre amigos transforma Máiquel, um homem comum, em um assassino e herói de toda uma cidade. Deixando-se levar pelos acontecimentos, Máiquel torna-se respeitado por bandidos e pela polícia, sendo também amado por duas mulheres. Até que comete seu primeiro erro e é obrigado a tomar de volta o controle do seu destino.

Curiosidades
- Baseado no premiado livro “O Matador”, de Patricia Melo (Cia. das Letras, 1995; traduzido e publicado na França, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos).
- Selecionado para o Festival de Berlim 2003, na mostra Panorama, da seleção oficial.
- Produção filmada em Super 35mm entre julho e agosto de 2001, no Rio de Janeiro.
- O orçado em R$ 4,2 milhões e foi financiado por fundos arrecadados através da Lei do Audiovisual e da Lei Rouanet (Lei 8.685/93 e Lei 8.313/91).
- O patrocinador principal da Obra é a Brasil Telecom. Os co-patrocinadores são Eletrobrás, Banco Real Abn-Amro, Fininvest, BNDES, Editora Abril e Ipiranga. O filme recebeu também apoio cultural de Atacadão, Icatu-Hartford, Wella e Piraquê. A campanha de lançamento do filme conta com o apoio cultural da Varig.
- Título em Inglês The Man of the Year.
- José Henrique faz a sua estréia como diretor de longa-metragem.
- Marcos Palmeira iria fazer Amores Possíveis. Ficou doente, e Sandra Werneck chamou Murilo. Marcos foi convidado para protagonizar O Homem do Ano, filme de José Henrique Fonseca. Não pôde, e José Henrique chamou Murilo. Ele brinca dizendo que ele é uma espécie de dublê.
- O filme dá a entender que a aposta perdida foi exatamente no jogo Flamengo e Vasco, final do Campeonato Carioca de 2001, vencido pelo Flamengo por 3x1 com o gol vencedor feito por Petckovic no goleiro Helton, exatamente como na foto que aparece no Jornal O Dia em uma cena do filme.