domingo, 18 de novembro de 2007

Senhora (José de Alencar) - 1976


ELENCO:
Elaine Cristina (Aurélia), Paulo Figueiredo (Fernando), Chico Martins (Lemos), Flávio Galvão (Eduardo), Etty Fraser (Firmina), Yara Lins (D. Emília), Sadi Cabral, Ana Maria Dias, Elizabeth Hartman, Amilton Monteiro, Ruthinéa de Moraes, Aldo Cezar, Flaminio Fávero, Olivia Camargo, Leonor Navarro, Marilene de Carvalho.
Publicado originalmente em 1875, mais que uma história de amor, Senhora é uma crítica aos costumes de uma época em que a mulher valia pelo dote que podia oferecer no mercado matrimonial.
O romance conta a história de Aurélia, moça pobre e sofrida, sem esperanças de casar-se por não dispor de um dote. Vive um breve mas intenso namoro com Fernando Seixas, rapaz vaidoso e endividado que, embora apaixonado por ela, abandona-a, seduzido pela oferta de um dote, comprometendo-se com outra moça.Após perder pai, mãe, irmão, Aurélia herda inesperadamente a fortuna do avó paterno, que nunca a reconhecera como neta. Torna-se, então, a mulher mais rica e cobiçada da corte. Poderia escolher qualquer marido, mas prefere casar-se com Fernando, desejando vingar-se dele...