quarta-feira, 13 de agosto de 2008

COLEÇÃO: PANORAMA HISTÓRICO NACIONAL.INDEPENDÊNCIA (o Neoclassicismo) - VOL.02


As idéias liberais surgidas com o Iluminismo estiveram presentes nas modificações intensas que ocorreram no mundo durante o século XVIII. Uma nova ordem social pressupunha o poder laico, a representatividade do estado, a cidadania, a legalidade e o fim da escravidão entre homens e nações.
O Rio de Janeiro se transforma em sede política, econômica e cultural do Brasil. D. João VI empreende a remodelação da cidade e procura impor o poder real sobre três séculos de influência das ordens religiosas. O Brasil adquire os contornos de nação: desenvolvem-se o artesanato e o comércio, são criadas instituições laicas e um burocracia de Estado, surge a imprensa, fundam-se escolas e academias. A organização colonial integra-se à Corte portuguesa.
No campo das artes, esse programa de desenvolvimento econômico e cultural da colônia resultou na vinda para o Brasil, em 1816, da Missão Artística Francesa – grupo de artistas e artífices chefiado por Joachim Lebreton para ensinar artes e ofícios aos brasileiros. O arquiteto Grandjean de Montigny, os escultores Auguste Marie Taunay e Marc Ferrez, o pintor Nicolas Antoine Taunay e Jean-Baptiste Debret foram alguns dos nomes que vieram revolucionar as artes plásticas: introduziram o neoclassicismo em oposição ao barroco eclesiástico e os temas nacionais e históricos em lugar dos temas sacros. Foram os responsáveis pela fundação da Real Academia de Belas-Artes, transformada depois na escola Nacional de Belas-Artes.