terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Falecida (Nelson Rodrigues) - 1965



Zulmira é obcecada pela idéia da morte e deseja um enterro luxuoso, como compensação pela vida miserável que leva, num subúrbio do Rio de Janeiro. Acreditando padecer de tuberculose, procura um médico, que lhe garante gozar de perfeita saúde. Psicologicamente abalada, acaba por converter sua fantasia em realidade, e a doença se manifesta num ataque de tosse. Certa de que morrerá em breve, pede ao marido, um fanático por futebol, que procure o sr. Guimarães, o homem mais rico do bairro, para extrair-lhe o dinheiro para um funeral de luxo. Guimarães se recusa a contribuir e revela que foi amante de Zulmira. Passa então a ser chantageado pelo marido desempregado. Zulmira morre, o marido encomenda o funeral mais barato e segue para o estádio de futebol, deixando para os vizinhos a incumbência de acompanhar o cortejo.
Título Original: A Falecida
Gênero: DramaDuração: 85min.
Lançamento (Brasil): 1965
Distribuição: Produções Cinematográficas Meta e Produções Cinematográficas Herbert Richers
Direção: Leon Hirszman
Assistente de direção: Francisco de Assis Pereira
Roteiro: Leon Hirszman e Eduardo Coutinho
Produção: Joffre Rodrigues
Produtor Associado: Aluísio Leite Garcia
Produção executiva: J.P.Carvalho
Direção de Produção: Wilmar Menezes
Assistente de produção: Reginaldo K.Dória
Co-produção: Produções Cinematográficas Meta
Música: Radamés Gnatalli
Sonografia: Carlos de La Riva
Fotografia: José Medeiros
Câmera: Dib Lutfi
Cenografia: Régis Monteiro
Maquiagem: Ronaldo Abreu e Germaine Monteuil
Contra-regra: Orlando Bandeira e Ademar Pires
Continuidade: José Antônio Ventura
Eletricista Chefe: Ulisses A. Moura
Maquinista: Ademar SilvaMontagem: Nello Melli
Assistente de Montagem: João Ramiro Mello
Montagem de Negativos: Paula Gracel
Elenco
Fernanda MontenegroPaulo Gracindo (Guimarães)Wanda LacerdaIvan CândidoNelson XavierDinorah BrilhanteJoel BarcellosHugo CarvanaGina ValliWaldyr OnofreJosé MedeirosZé KettiJoffre RodriguesGlória LadanyVirgínia ValliWilmar MenezesLucy CostaLurdes FreitasOswaldo FerreiraOtolindo LopesEduardo CoutinhoJosé WilkerBilly DavisAloísio Leite

Premiações-
Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), Prêmio "Governador do Estado de São Paulo", SP, 1965. - Quinto Lugar, Prêmio "Governo do Estado da Guanabara", Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica do Rio de Janeiro, RJ, 1965. - Melhor Filme, Diretor, Atriz (Fernanda Montenegro), Ator (Paulo Gracindo) e Autor (Nelson Rodrigues), II Festival de Cinema de Terezópolis, RJ, 1965. - Prêmio Gaivota de Prata, Festival Internacional do Filme do Rio de Janeiro, RJ, 1965. - Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), I Semana do Cinema Brasileiro, DF, 1965.

Curiosidades-
Baseado na peça teatral homônima de Nelson Rodrigues.- Estréia de José Wilker (1946- ) no cinema, fazendo uma pequena ponta não creditada. Natural de Juazeiro do Norte, CE, ainda muito jovem muda-se para Recife. Aos 13 anos, em 1959, começa sua carreira de ator infantil na TV Rádio Clube de Recife. Em 1963, já no Rio de Janeiro, faz curso com o cineasta sueco Arne Sucksdorff e solidifica sua carreira, no cinema, teatro e televisão, tornando-se um dos maiores atores brasileiros, com igual competência também na direção, principalmente em televisão. No cinema, participa de importantes momentos, como em Dona flor e seus dois maridos (1976), O homem da capa preta (1986) e Guerra de Canudos (1997). Na televisão, é destaque em inúmeras telenovelas como Bandeira 2 (1971/72), Roque Santeiro (1985), e mais recentemente em Desejos de mulher (2002), todas pela TV Globo.