sexta-feira, 29 de maio de 2009

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (JOSÉ SARAMAGO)


"Ensaio Sobre a Cegueira" conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença. O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente. "Ensaio Sobre a Cegueira", dirigido por Fernando Meirelles (de "O Jardineiro Fiel" e "Cidade de Deus", pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor), é baseado na obra do escritor português José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de literatura.

A JANGADA DE PEDRA (JOSÉ SARAMAGO)




Sinopse: Um fenómeno fantástico uniu cinco criaturas e um cão de distintos lugares de Portugal e de outras nações que constituem a Espanha: a Península Ibérica separou-se da Europa numa linha traçada nos Pirinéus e vagueia agora rumo a uma colisão com o arquipélago dos Açores. Entretanto, o grupo deambula pela península primeiramente num 2 cavalos e posteriormente numa carroça de tracção animal. Joana que transporta consigo um cajado que rasga profundos sulcos no solo, o pescador Joaquim que lançou no mar uma pedra a uma distância impossível para a sua mão, o pacato professor José que nas suas deambulações terrenas é acompanhado desde os céus por um bando de aves, um farmacêutico de nome Pedro Orce que funciona melhor que o mais bem apetrechado dos sismógrafos e a camponesa Maria ligada a um cão por um gigantesco novelo de azulada lã, constituem as personagens e acontecimentos que as levaram a compor a insólita trupe. Este filme é a adaptação para cinema da obra literária «Jangada de Pedra» escrita pelo Nobel português da literatura, José Saramago, e levada a cabo pelo realizador holandês George Sluizer («Mortinho Por Chegar a Casa», 1996).

Tio Maneco, o Caçador de Fantasma - 1975




Quatro anos despois do sucesso de ''As Aventuras com Tio Maneco'', Flávio Migliaccio voltou a encarnar o tio mais legal do mundo, que não pensa duas vezes em aprontar todas com os sobrinhos. Migliaccio, criador do personagem, construiu o enredo do filme a partir de uma adaptação do conto ''The Canterville Ghost'' (O Fantasma de Canterville), de Oscar Wilde.

O CAVALINHO AZUL (MARIA CLARA MACHADO) - 1984


Gênero: Infantil

Duração: 85 min.

Tipo: Longa-metragem / Colorido

Distribuidora( s): Globo Vídeo

Produtora(s): Cinefilmes

Direção: Eduardo Escorel

Elenco:

Erasmo Carlos,

Ariel Coelho,

Renato Consorte,

Nelson Dantas,

Pedro de Brito,

Joana Fomm,

Ana Cecília Pinheiro Guimarães,

Carlos Kroeber,

Eduardo Lago,

Maria Clara Machado,

Breno Moroni,

Bia Nunnes,

Alby Ramos,

Carlos Wilson

SINOPSE:

Baseado na peça homônima de Maria Clara Machado, escrita e encenada pela primeira vez em 1960. O filme narrado por João de Deus, um andarilho de longas barbas brancas, conta que uma vez um menino chamado Vicente tinha um cavalo - para seus pais, um velho pangaré marrom; para ele, um lindo cavalo azul. Um dia, o pai vende o cavalo. Preocupado com os perigos que seu amigo devia estar enfrentando, Vicente parte em busca do seu cavalo azul. Na viagem, Vicente passa por inúmeras aventuras. Participou dos festivais de Gijon, na Espanha e Corbeille - Essone, na França.

O Bandido da Luz Vermelha - 1968


Um assaltante misterioso usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Apelidado pela imprensa de "O Bandido da Luz Vermelha", traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. Debochado e cínico, este filme se transformou num dos marcos do cinema marginal.


Ficha Técnica

Título Original: O Bandido da Luz Vermelha

Gênero: Policial

Duração: 92 min.

Lançamento (Brasil): 1968

Distribuição: Urânio Filmes e Riofilmes

Direção: Rogério Sganzerla

Roteiro: Rogério Sganzerla

Produção: Urânio Filmes

Música: Rogério SganzerlaFotografia: Peter OverbeckDesenho de Produção: Andréa Tonaci

Montagem: Sílvio Renoldi


Elenco

Paulo Vilaça

Helena Ignez

Sérgio Hingst

Luiz Linhares

Sônia Braga

Ítala Nandi

Hélio Aguiar (Narração)

Pagano Sobrinho

Roberto Luna

Sérgio Mamberti

Carlos Reichenbach

Renato Consorte

Maurice Capovilla


Curiosidades- Aclamado pela crítica como inovador, o filme soa propositalmente desconexo e foi vagamente inspirado nas proezas do marginal João Acácio Pereira da Costa.- Frases do filme:"Quem não pode nada tem mais é que se esculhambar." "Posso dizer de boca cheia: eu sou um boçal." - Rogério Sganzerla foi homenageado no Dia Nacional da Cultura e do Cinema Brasileiro, em 5 de novembro de 2003, com a exibição do longa-metragem.

ALUGA-SE MOÇAS - 1981


Paula separou- se recentemente do marido e não encontra emprego, pois há sete anos não trabalha. Coloca anúncio no jornal propondo- se a dividir o apartamento onde mora com a filha e a empregada. Beth Lara, strip-girl, pretende ser cantora. É aprovada num teste fotográfico para promover a coleção da loja Crazy Shirts. Na boate, é vista por Odair, dono de uma gravadora, que se interessa em promovê-la. Beth procura Paula e passam a morar juntas. Magali, estudante universitária, está grávida e o pai, ao saber, a expulsa de casa. É encontrada na rua por Ângela que, para sustentar a mãe doente, trabalha numa casa de massagens. Lá, é contratada por Rafael, dono da Crazy Shirts, para trabalhar num bordel de luxo que ele pretende abrir. Cláudia e Marli moram juntas e trabalham na Crazy Shirts. Cláudia sai às vezes com Rafael, que, ao saber da virgindade de Marli, a oferece a Odair, seu amigo, esperando obter uma comissão pelo favor.


Título Original: Aluga-Se Moças

Gênero: Drama Duração: 88 min.

Lançamento (Brasil): 1981

Distribuiç ão: Haway Filmes

Direção: Deni Cavalcanti

Rote iro: Deni Cavalcanti Prod ução: Silva Neto

Direção de produção: Seraphin da Silva Neto

Assistente de produção: Luís Santos e Carlos Nascimento

Co- produção: Empresar e Madial Filmes

Música: Gretchen

Fotogr afia: Eliseu Fernandes

Assis tente de camera: Luís Rossi

Fotografi a de cena: Antônio Marques

Figurin o: Cláudia Rosso

Edição: Máximo Barro Eletricista: Inês Mulin

Maquinista: Frota

Continuid ade: Inês Mulin

Elenco Gretch en Rita Cadilac Tânia Gomide Índia Amazonense Lia Hollywood Maris tela Moreno Oásis Minitti Deni Cavalcanti Marc elo Coutinho Kleber Afonso Tina Rinaldi Margare th Souto Renato Bruno Zaira Zordana Liana Duval Jota Santana Nico Gomes Carlinos Costa Eli Silveira Meire Ferro Jesus Padilha Roberto Domingues Ferna ndo Magalhães Siuza

A Madona de Cedro (Antônio Callado) - 1968


Fininho recebe a visita de Adriano, um antigo amigo, que mora no Rio de Janeiro, trabalhando para o Dr. Vilanova, um homem muito rico. O recém-chegado diz, que seu patrão pode oferecer um bom dinheiro ao Fininho, se este o servir bem. Acaba convidando seu amigo para conhecer o Rio em seu primeiro contato com o mar, quase morre afogado, mas é salvo por Marta, bela jovem, que o deixa fortemente atraído é correspondido e decidem se casar. Mas o casamento é adiado por problemas financeiros. Adriano em nome do patrão, oferece a Fininho uma grande quantia, para que ele roube uma imagem sacra.

Título Original: A Madona de CedroGênero: DramaDuração: 110 min.Lançamento (Brasil): 1968Estúdio: Companhia Cinematográfica Vera CruzDistribuição: MGMDireção: Carlos CoimbraRoteiro: Carlos CoimbraProdução: Ossvaldo Massaini, Anibal, Massaini, Anselmo Duarte, Cinesdistri e MGMMúsica: Gabriel MiglioriFotografia: George PfisterDesenho de Produção: Carlos CoimbraDireção de arte: Carlos Coimbra e Fauzi MansurFigurino: Minelli e Margarida Maria PrimMaquiagem: Darcy SilvaEdição: Carlos Coimbra


Elenco

Leonardo Villar

Leila Diniz

Anselmo Duarte

Sérgio Cardoso

Cleide Yáconis

Ziembinski

Jofre Soares

Leonor Navarro

Américo Taricano

O PÁSSARO AZUL (MAETERLINCK) - 1940



O filme conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados para uma encantadora viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade. Simples e divertido, é uma clássica história sobre os poderes da natureza. A garotinha do filme é interpretada pela belíssima Shirley Temple, em sua primeira atuação no cinema.


Informações Técnicas

Título no Brasil: O Pássaro Azul

Título Original: The Blue Bird

País de Origem: EUA

Gênero: Aventura

Tempo de Duração: 88 minutos

Ano de Lançamento: 1940

MEU PÉ ESQUERDO - 1989


Essa é a história de Christy Brown,filho de uma humilde família irlandesa que apesar desofrer de paralisia cerebral desde que nasceu, que lhe tira todos os movimentos do corpocom a exceção do pé esquerdo, consegue, no decorrer de sua vida se tornar escritor e pintor,mostrando ao mundo sua inteligência e talento através da arte nessa história de paixão,humildade e vida.
FICHA TÉCNICA:
Gênero: DramaDuração: 103 minutosAno (Irlanda): 1989Direção: Jim SheridanRoteiro: Shane Connaughton e Jim SheridanBaseado no livro de Christy BrownMúsica: Elmer BernsteinLegendas em português
ELENCO:
Daniel Day-Lewis (Christy Brown)Brenda Fricker (Sra. Brown)Alison Whelan (Sheila - adulta)Kirsten Sheridan (Sharon Brown)Declan Croghan (Tom - adulto)Eanna MacLiam (Benny - adulto)Marie Conmee (Sadie)Cyril Cusack (Lorde Castlewelland)Phelin Drew (Brian)Ruth McCabe (Mary Carr)Fiona Shaw (Dra. Eileen Cole)Ray McAnally (Sr. Brown)

MANIKA - 1988


A reencarnação é possível? Ninguém, no pequeno vilarejo onde viveu a menina Manika diria que sim. Muito menos o padre Danielrecém hegado àquela vilavila da costa da India. Mas a menina não se cansa e contar histórias sobre uma outra vida , de riqueza,vivida por ela no Nepal. As histórias dela são tão cheia de detalhes que o Padre Daniel decide levá-la ao Nepal. A viagem será uma descoberta para os dois.Manika, de encontro ao seu próprio destino, Daniel de encontro às bases de sua fé.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1988

Duração: 106 Minutos

Legendado em Português

Direção: François Villier

ELENCO:
Julian SandsStéphane AudranAyesha DharreshJean Philippe EcofreySurresh Uberoi

A VIDA DOS CAPITÃES DE AREIA (JORGE AMADO) - 1985


Inspirado na obra de Jorge Amado, A Vida dos Capitães de Areia aborda o cotidiano dos garotos de rua. Jovens que tentam driblar seu destino miserável,sua angústia por não ter uem os proteja, a falta de comida, de dinheiro, de amor, numa sociedade extremamente injusta e desigual, que levam ao crime e à marginalização.

Gênero: DramaAno: 1985Duração: 228 MinutosDireção: Luiz Carlos Laborda

ELENCO:
Geraldo Del Rey, Leandro Reis Souza, Mirian Pires, Tâmara Taxman

ANJOS DO ARRABALDE - 1986


Este é um drama realista sobre a vida das professoras de uma escola pública que procuram dar sentido e dignidade à sua existência.Anjos do Arrabalde retrata o cotidiano dessas profissionais, num bairro de periferia de São Paulo e são obrigadas a conviver com a pobreza local e a violência. Carmo está afastada da profissão por pressões do marido. Ela nasceu para lecionar mas aparentemente está submissa e acomodada no seu casamento. Dália é a mais inteligente e conhece as limitações do seu futuro. Sustenta um irmão problemático e é considerada homosexual. Rosa é uma mulher solitária e sem paixão. É severa com os alunos e permissiva com os homens.Seu relacionamento com um homem casado aumenta ainda mais sua solidão.Aninha,. Ela conduz a história, apesar de sua própria história, se desenrolar paralelamente...é o elo do destino e da ironia que transforma essas vidas tão comuns...

Gênero: DramaDuração: 103 MinutosAno: 1986
Direção e Roteiro:Carlos Reichenbach

ELENCO:
Betty FariaVanessa AlvesIrene StefâniaClarisse AbujamraNicole PuzziJosé de AbreuRicardo BlatÊnio Gonçalves

A MARVADA CARNE - 1985



Nhô Quim perambula com seu cachorro pelo interior paulista, sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula numa aldeia que reza todos os dias para Santo Antônio, pedindo que lhe arranje um marido. Para fisgar Quim, ela o engana dizendo que seu pai, Nhô Totó, possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.
Nho Quim topa a parada mas percebe que a coisa não acaba mais e toma uma atitude drástica: Foge com Carula para casar e já na volta descobre que não existe o boi e que não seria ainda desta vez que ia matar o tal desejo...

FICHA TÉCNICA
GÊNERO: COMÉDIA
DURAÇÃO: 80 MINUTOS
ANO: 1985

ELENCO:
FERNANDA TORRES
ADILSON BARROS
DIONISIO AZEVEDO
GENY PRADO
TONICO E TINOCO

O GRANDE MENTECAPTO (FERNANDO SABINO) - 1989


Viramundo vive uma seqüência de peripécias acontecidas no Estado de Minas Gerais, contracenandocom personagens dos mais variados matizes e comportando-se sempre como o bem-intencionado,o puro, o ingênuo submetido às artimanhas e maldades de um mundo que ainda não está de todoresolvido. Andarilho, louco, despossuído, vagabundo, idealista. Marginal em uma sociedade que nãoentende e em que não se enquadra, instaura um sentimento de ternura e de pena por todos aqueles que, em sua simplicidade, sofrem o descaso, a ironia, a opressão e a prepotência.
Viramundo conhece que o mundo é uma grande metáfora e o trata com idealismo como se ele fossereal. Consertar o mundo é sua missão e ele se dedica a ela com toda a força de sua decisão, não sedeixando abalar pelo insucesso, pelo ridículo ou pela violência Em seu delírio, o irreal e o real andamde mãos dadas, e por isso o herói não se abala física ou emocionalmente com nada com que sedefronte: não teme os fortes, os violentos; não se assusta com fantasmas e nem com ameaças eaceita resignadamente o que a vida lhe reserva.

FICHA TÉCNICA:
Ano: 1989Duração: 104 MinutosColoridoDireção: Oswaldo Caldeira
ELENCO:
Diogo VilelaImara ReisJofre SoaresLuiz Fernando GuimarãesRegina CaséOsmar PradoAntonio Pedro

NOVELA E MINISSÉRIE COMPLETA: O BEM AMADO. DIAS GOMES - 1973


O Bem-Amado é o título de uma telenovela escrita por Dias Gomes, produzida pela Rede Globo e levada ao ar de 24 de janeiro a 9 de outubro de 1973, às 22h, com direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho.

Era inspirada numa peça teatral do próprio autor, de título Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, escrita em 1962.

Trama Prime ira novela produzida em cores na televisão brasileira. O prefeito Odorico Paraguaçu, um político corrupto e cheio de artimanhas, tem como meta prioritária em sua administração na cidade fictícia de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério local. De um lado, é bajulado pelo secretário gago, Dirceu Borboleta, profundo conhecedor dos lepidópteros; e conta com o apoio incondicional das irmãs Cajazeiras, suas correligionárias e defensoras fervorosas: Dorotéia, Dulcinéia e Judicéia. Dorotéia é a mais velha, líder na Câmara de Vereadores da cidade. Dulcinéia, a do meio, é seduzida pelo prefeito. E Judicéia é a mais nova - e mais espevitada. São três solteironas avessas a imoralidades - pelo menos em público, já que Odorico sempre aparece de noite para tomar um "licor de jenipapo"... De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada pela delegada de polícia Donana Medrado, que conta com o dentista Lulu Gouvêia, inimigo mortal do prefeito e líder da oposição na Câmara - atracando-se constantemente com Dorotéia no plenário. E ainda com o jornalista Neco Pedreira, dono do jornal local, A Trombeta.

O meio-termo se intensifica com a presença de Nezinho do Jegue, defensor fervoroso de Odorico quando sóbrio, e principal acusador, quando bêbado! Maqui avelicamente, o prefeito cria tramas para que morra alguém, sendo sempre mal sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório, um tiroteio na praça e um crime lhe proporcionam a realização do sonho. Para obter êxito, Odorico traz de volta a Sucupira um filho da terra: Zeca Diabo, um pistoleiro redimido, que recebe a missão de matar alguém para a inauguração do cemitério. Como se não bastasse, Odorico ainda tem que enfrentar os desaforos de Juarez Leão, médico personalístico da oposição, que se envolve com sua filha Telma e faz um bom trabalho em Sucupira, salvando vidas - para desespero de Odorico. Ao final, uma irônica surpresa: Zeca Diabo, revoltado, mata Odorico, que, finalmente, inaugura o cemitério! Em 1996, no Chile, a história foi adaptada com o título de Sucupira, tendo alcançado grande sucesso.

Episódios:

1- A Ressurreição de Odorico Paraguaçu.

2- Anistia para Zeca Diabo.

3- O Julgamento de Dirceu Boboleta

4- O dia em que Waldick Soriano foi a Sucupira.

5- Odorico na cabeça.

6- E chegamos aos finalmentes. (ultimo)

7- O Chafarótico.

8- As Bodas do Coronel.

9- Sucupira vai às urnas. 10- Odorico de saias.

11- Um analista em Sucupira. 12- O Bebê de Proveta.

13- Guerra dos Fardões.

14- Inferno na Sacristia.

15- I love Sucupira.

16- O Defunto Voluntário.

17- Um defunto a baiana.

18- O Valentoso Maronauta.

19- Um jegue no Vaticano.

20- O finado que o vento levou.

21- SECABRAS

22- A Noiva de Zeca Diabo.

23- Novela - 1973

Elenco Paulo Gracindo - Odorico Paraguaçu Lima Duarte - Zeca Diabo (José Tranqüilino da Conceição) Emiliano Queiroz - Dirceu Borboleta (Dirceu Fonseca) Ida Gomes - Dorotéia Cajazeira Dorinha Duval - Dulcinéia Cajazeira Dirce Migliaccio - Judicéia Cajazeira Jardel Filho - Dr. Juarez Leão Sandra Bréa - Telma Paraguaçu Zilka Salaberry - Donana Medrado Carlos Eduardo Dolabella - Neco Pedreira Lutero Luiz - Lulu Gouvêia Milton Gonçalves - Zelão das Asas Gracindo Jr. - Jairo Portela Maria Cláudia - Gisa Dilma Lóes - Anita Medrado João Paulo Adour - Cecéu Paraguaçu Rogério Fróes - Vigário Ruth de Souza - Chiquinha do Parto Ana Ariel - Zora Paraguaçu Angelito Mello - Mestre Ambrósio João Carlos Barroso - Eustórgio Arnaldo Weiss - Libório Wilson Aguiar - Nezinho do Jegue Antônio Carlos Ganzarolli - Tião Moleza Ferreira Leite

NOVELA: DONA BEIJA - 1986 (TV MANCHETE)



NOVELA: DONA BEIJA - 1986 (TV MANCHETE)
Dona Beija foi uma telenovela histórica brasileira exibida pela extinta Rede Manchete, no ano de 1986.
Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, teve 89 capítulos e trilha sonora de Wagner Tiso.
Foi exibida entre 7 de abril a 11 de julho de 1986, de segunda a sábado, às 21h30.
A trajetória da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beja, na cidade mineira de Formiga, no século XIX. Amando Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional, Beija é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Depois de presenciar a morte do seu avô, Beija é raptada e levada para a vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na Corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio. Mas Antônio já não esperava mais por Beija. Desiludido e não compreendendo mais as atitudes da sua amada, ele casa-se com a doce Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou. Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um bordel refinado onde ela se transforma num mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece.
Elenco Maitê Proença .... Dona Beija Gracindo Júnior .... Antônio Sampaio Mário Cardoso .... Clariovaldo Carlos Alberto .... Mota Monah Delacy .... Idalina Bia Seidl .... Aninha Marcelo Picchi .... João Carneiro de Mendonça Abrahão Farc ... coronel Paulo Sampaio Maria Fernanda .... Cecília Mayara Magri .... Maria Edwin Luisi ... padre Melo Franco Sérgio Britto .... padre Aranha Sérgio Mamberti .... coronel Elias Felizardo Arlete Salles .... Genoveva Marilu Bueno .... Augusta Jonas Mello .... José Carneiro de Mendonça Maria Isabel de Lizandra .... Josefa Jayme Periard .... Avelino Serra Renato Borghi .... Fortunato Guilherme Karan .... Hans Fucker Antônio Pitanga .... Moisés Jaqueline Laurence ... madame Constança Sílvia Buarque ... Teresa Tomásia Míriam Pires .... Sinhana Tarcísio Filho .... D. Pedro I Jofre Soares .... Profeta Ângela Leal .... madre superiora Cleonir dos Santos....João Isidoro [editar]
Curiosidades
Essa novela foi baseada nas obras de Dona Beija, a feiticeira do Araxá, de Thomas Leonardo e A vida em flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos.
Bruna Lombardi chegou a ser cogitada para o papel principal, que acabou com Maitê Proença, se transformando num dos maiores sucessos da carreira da atriz.
Dona Beija tomando banho nua numa cachoeira, e cavalgando nua sobre um cavalo, são consideradas as cenas marcantes desta novela.
Os descendentes de Ana Jacinta, a Dona Beja, não gostaram de vê-la retratada como mulher de vida na televisão.
Adolpho Bloch resolveu investir pesado no ramo telenovela, investindo US$ 2 milhões na produção. Dona Beija era apenas a segunda novela produzida pela Manchete, sendo que a primeira foi o remake de Antônio Maria, em 1985, mas conseguiu estabelecer o primeiro sucesso da emissora no gênero.
O sucesso de Dona Beija fez a proeza de pôr a Rede Manchete, que tinha apenas 3 anos de existência, em 1986, em destaque no cenário televisivo internacional, num período tão curto de vida.
Maitê Proença fez de sua Dona Beija, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de fevereiro de 1987.

Bete Balanço - 1984



Bete Balanço - 1984 Jovem liberada resolve abandonar a cidade de Governador Valadares para tentar carreira artística no Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, ela se decepciona com os empresários da música e com a violência urbana, mas também encontra apoio no namorado e nos novos amigos. Ficha Técnica Título Original: Bete Balanço Gênero: Drama, Musical Duração : 74 min. Lançamento (Brasil): 1984 Distribuiç ão: Embrafilme Dire ção: Lael Rodrigues Rotei ro: Lael Rodrigues e Yoya Wursch Produção: Carlos Alberto Diniz, Jean Lafuge, Patrick Moine, Tizuka Yamasaki, Centro de Produção e Comunicação e Embrafilme Músi ca: Cazuza e Roberto Frejat Fotografia: Edgar Moura Desenho de Produção: Yurika Yamasaki Direçã o de Arte: Yurika Yamasaki Figuri no: Yurika Yamasaki Edição : Lael Rodrigues Elenco Débora Bloch (Bete) Lauro Corona Diogo Vilela Maria Zilda Bethlem Cazuza Hugo Carvana (Tony) Arthur Muhlenberg Jessel Buss Duse Nacarati Eleonora Rocha Claudio Moreno Marcus Vinícius Andréa Beltrão Claudio Baltar Mario Dias Costa Márcio Trigo José Joffily Paulo Antonio Magoula Jorge Laffond Paula Guimarães Preuss Cléber Felix Bettina Graziani Rui Marcos Ferreira Ana Muhllenberg Dartagnan Holand Helena Padilha Messias Santos Kikita Eleonora Adalberto Freitas Tonico Barros Sérgio Luiz Pereira João Carlos Dumont Barão Vermelho Lobão Os Ronaldos Metral hatxeka Titãs Banda Brylho Manhas e Manias Celso Blues Boy Premiações - Melhor Atriz, Débora Bloch, Prêmio Air France de Cinema, Rio de Janeiro, 1984.

Quando o Carnaval Chegar (Cacá Diegues) - 1972


O empresário de um grupo de cantores sem sucesso, lhes consegue um contrato para que se apresentem em homenagem a um rei que chegará à cidade para o Carnaval. Discussões internas, romances inesperados e defecções impedem que o espetáculo se realize. Mas os artistas voltam a se juntar, apresentando-se em shows mambembes.
Ficha Técnica Título Original: Quando o Carnaval Chegar
Gênero: Musical Duração : 98 min.
Lançamento (Brasil): 1972
Distribuiç ão: Livio Bruni Direção: Cacá Diegues
Roteiro : Cacá Diegues, Hugo Carvana e Chico Buarque
Produção: Cacá Diegues, Zelito Viana e Mapa Filmes
Música: Chico Buarque
Fotogra fia: Dib Lutfi Figurino: Fernando Bede
Edição: Eduardo Escorel
Elenco Chico Buarque de Hollanda (Paulo) Nara Leão (Mimi) Maria Bethânia (Rosa) Hugo Carvana ( Lourival) Antonio Pitanga (Cuíca) Ana Maria Magalhães (Virgínia) José Lewgoy (Anjo) Elke Maravilha Wilson Grey Luiz Alves Odete Lara Vera Manhães Scarlet Moon Joaquim Mota Zeni Pereira
Premiações -
Prêmio Revelação do Ano (Ana Maria Magalhães), da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo (APCA, 1972).

Pierre verger. Mensageiros entre dois Mundos (Educação, Cultura)


Gênero: Documentário

Ano/Produção: 1998/ Brasil

Duração: 83 min.

Direção: Lula Buarque de Hollanda

Elenco : Jorge Amado; Maurice Baquet , Mestre Braga ,Mestre Zé Carlos, Mestre Curió, Gilberto Gil, Mestre João Grande, Mestre Neco, Mestre Pastinha , Mestre João Pequeno, Jean Rouch


Sinopse Narrado e apresentado por Gilberto Gil, Pierre Verger - Mensageiro entre Dois Mundos foi filmado na África, na França e na Bahia e aborda a trajetória do grande fotógrafo e etnógrafo francês que se radicou no Brasil. O premiado documentário, dirigido por Lula Buarque de Hollanda, inclui a última entrevista de Verger (filmada um dia antes de seu falecimento, em 1996), extenso material fotográfico, textos de Verger e depoimentos de amigos como Jorge Amado, Zélia Gattai, Mãe Stella, Pai Agenor e o hostoriador Cid Teixeira.

EM FAMÍLIA (PAULO PORTO) - 1970



RARIDADE Elenco: Iracema de Alencar, Rodolfo Arena, Paulo Porto, Odete Lara, Anecy Rocha, Procópio Ferreira, Fernanda Montenegro, Antero de Oliveira, Elisa Fernandes, Álvaro Aguiar, Norah Fontes. Gênero: Drama Duração: 90 minutos Sinopse : Casal de Idosos se encontra em uma encruzilhada na vida: prestes a serem despejados da casa onde moram no distrito de Pati dos Alferes, estado do Rio, convocam os filhos e pedem ajuda.

OS RAPAZES DAS CALÇADAS - 1981


Um homem de meia idade olha para o verdadeiro amor no Rio de Janeiro delgado submundo da putaria masculina no início dos anos 80's. DESTAQUE PARA COSTINHA INTERPRETANDO UMA "BIBA VELHA". BOAS RISADAS.

SAGARANA, O DUELO (JOÃO GUIMARÃES ROSA) - 1973



Brinde extra curta raro sobre a obra de João Guimarães Rosa com depoimentos e imagens preciosas. Turíbio Todo (Joel Barcelos) volta da pescaria sem contra-aviso à sua esposa Mariana (Ítala Nandi) e a flagra namorando um caçador de cangaceiros (Milton Moraes). Turíbio utiliza-se de uma garrucha para se vingar, prepara tocaia, mas mata o homem errado. Para persegui-lo pelo crime aparece justamente o amante da mulher. Em meio a caçada, os dois homens vão encontrando personagens do sertão mineiro. Todos ficam sabendo da guerra entre aqueles sujeitos e querem saber como vai terminar esse duelo.

GANGA ZUMBA (CACÁ DIEGUES) - 1964



O filme começa num engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro, entre os séculos XVI e XVII. Inspirados pelo Quilombo dos Palmares, uma comunidade de negros fugidos da escravidão, situada na Serra da Barriga, alguns escravos tramam a fuga para lá. Entre eles, se encontra o jovem Ganga Zumba, futuro líder daquela república revolucionária, a primeira de toda a América.

A MENINA E O ESTUPRADOR - 1982



A bela Vanessa sonha constantemente que está sendo estuprada por Pedro, seu motorista e mordomo. Quando as alucinações aumentam, a moça resolve procurar a ajuda de um psicólogo. O terapeuta, porém, nutre sentimentos obsessivos pela paciente e tenta, de todas as formas, induzí-la a cometer suicídio.

ORLANDO, A MULHER IMORTAL (VIRGÍNIA WOOLF)




O carismático e jovem nobre inglês Orlando (Tilda Swinton ? Caravaggio, Eduardo 2), é o protegido da Rainha Elizabeth 1 (Quentin Crisp ? A Prometida) de quem recebe uma rica propriedade. Após a morte da Rainha, ele se apaixona perdidamente por Sasha (Charlotte valandrey) uma princesa russa que logo o abandona. Após uma desastrosa incursão pelo mundo da poesia e seguindo o seu destino ?de homem? Orlando se vê em meio a uma violenta guerra nos desertos da Ásia Central. Raluntante entre matar ou morrer, resolve ?mudar de sexo?. Retornando como ?mulher? aos salões de Londres numa época violenta e opressora, Orlando depara-se diante de outro dilema casar ou perder seus bens. É quando encontra seu verdadeiro amor, Shelmerdine (Billy Zane ? Menphis Belle A Fortaleza Voadora, O Atirador), um jovem e impetuoso pioneiro americano. Esta é uma enigmática e cativante viagem através do tempo de uma pessoa que viveu por quatrocentos anos, primeiro como homem e, logo a seguir, como mulher.
Elenco: Tilda Swinton, Billy Zane, Lothaire Bluteau, Charl

PRA FRENTE BRASIL



Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
FICHA TÉCNICA:
Gênero: Drama Duração 104 Minutos Ano: 1983 Direção: Roberto Farias ELENCO : Reginaldo Faria Antônio Fagundes Elizab eth Savalla Natália do Valle Neuza Amaral Expedito Barreira Rogéri o Blum Dennis Bourke Renato Coutinho Newton Couto Ivan Cândido Irma Álvarez Mauríci o Farias Carlos Zara

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (HUMBERTO MAURO) - 1937



GRANDE RARIDADE DE 1937. FILME DO PIONEIRO HUMBERTO MAURO. Transcrição fílmica da Carta de Achamento do Brasil, escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha. - Adaptação da carta de Pero Vaz de Caminha - Primeiro filme educativo produzido pelo Governo Vargas. - Título em Inglês: The Discovery of Brazil. - Exteriores: Ilha do Governador, praia da Freguesia, Campo Grande (derrubada do jequitibá) e Ilha d'Água. - O filme, patrocinado pelo Instituto de Cacau da Bahia, estreou no Palácio Teatro do Rio de Janeiro a 6 de dezembro de 1937. - A 30 de novembro houve uma sessão especial para autoridades e convidados. Uma das características do filme foi a reconstituição, em tamanho natural, com detalhes, da nau capitânia de Cabral, construída diante dos camarins da Cinédia, assim também como as miniaturas, por José Queiroz. Já anteriormente, em "Bonequinha de seda", o mesmo técnico havia feito as miniaturas superpostas no ângulo da câmera. - Foi exibido em Portugal, merecendo elogios dos jornais O Século e Diário de Notícias.

BAILE PERFUMADO



Amigo íntimo do Padre Cícero, o mascate libanês Benjamin Abrahão decide filmar Lampião e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua idéia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo. Elenco: Dud a Mamberti (Benjamin Abrahão) Luís Carlos Vasconcelos ( Lampião) Aramis Trindade (Tenente Lindalvo Rosas) Chico Diaz (Coronel Zé de Zito) Jofre Soares (Padre Cícero) Cláudio Mamberti (Coronel João Libório) Germano Hauiut (Ademar Albuquerque) Giovana Gold (Jacobina)

EU MATEI LUCIO FLAVIO


Jovem da classe média suburbana, Mariel Mariscot de Mattos, ganhou fama como policial de grande atuação no submundo do crime. Seu primeiro trabalho como guarda-vidas de uma praia na Zona Sul do Rio de Janeiro, abriu-lhe as perspectivas para mais tarde entrar na Academia de Polícia, onde integrou um famoso grupo de policiais de elite, especializados no combate a bandidos de alta periculosidade. Com as mesmas origens de Mariel, Lúcio Flávio Vilar Lírio, é um jovem em busca de ascensão social. Para conseguir isso, opta pelo crime, o assalto a bancos e empresas. Em pouco tempo, Lúcio e seu bando tornam-se os homens mais procurados pela polícia carioca. Com trajetórias de vidas semelhantes, mas lutando em campos opostos, Lúcio e Mariel acabam se defrontando, numa representação individualizada de uma luta global entre polícia e marginais. Elenco: Jece Valadão, Monique Lafond, Anselmo Vasconcelos, Vera Gimenez, Maria Lúcia Dahl, Paulo Ramos, Nildo Parente, Otávio Augusto, Marcus Vinicius, Rodolfo Arena, Maria Zilda, Celso Faria, Fábio Sabag, Dary Reis, Fernando José, Lucy Mafra, Othoniel Serra, Carlos Alberto de Souza Barros, Álvaro Guimarães, Alberto Magno, Fátima Leite, Ronaldo Santos, André de Biase, Paulo Roberto Marques Barbosa, Moustaphá Agoumi, Marcos Antonio Pereira, Rosenda Rihan, Elizabeth Nunes, Marcia Brito, Cidinha Mayer, Flávio São Thiago, José de Freitas, Mário Petraglia, Alexandre Vieira Direção: Antônio Calmon Produção : Jece Valadão Gênero: Policial, Nacional País: Brasil Duração: 97min Ano Original: 1979