sexta-feira, 29 de maio de 2009

NOVELA: DONA BEIJA - 1986 (TV MANCHETE)



NOVELA: DONA BEIJA - 1986 (TV MANCHETE)
Dona Beija foi uma telenovela histórica brasileira exibida pela extinta Rede Manchete, no ano de 1986.
Escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano, teve 89 capítulos e trilha sonora de Wagner Tiso.
Foi exibida entre 7 de abril a 11 de julho de 1986, de segunda a sábado, às 21h30.
A trajetória da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beja, na cidade mineira de Formiga, no século XIX. Amando Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional, Beija é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Depois de presenciar a morte do seu avô, Beija é raptada e levada para a vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na Corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio. Mas Antônio já não esperava mais por Beija. Desiludido e não compreendendo mais as atitudes da sua amada, ele casa-se com a doce Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou. Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um bordel refinado onde ela se transforma num mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece.
Elenco Maitê Proença .... Dona Beija Gracindo Júnior .... Antônio Sampaio Mário Cardoso .... Clariovaldo Carlos Alberto .... Mota Monah Delacy .... Idalina Bia Seidl .... Aninha Marcelo Picchi .... João Carneiro de Mendonça Abrahão Farc ... coronel Paulo Sampaio Maria Fernanda .... Cecília Mayara Magri .... Maria Edwin Luisi ... padre Melo Franco Sérgio Britto .... padre Aranha Sérgio Mamberti .... coronel Elias Felizardo Arlete Salles .... Genoveva Marilu Bueno .... Augusta Jonas Mello .... José Carneiro de Mendonça Maria Isabel de Lizandra .... Josefa Jayme Periard .... Avelino Serra Renato Borghi .... Fortunato Guilherme Karan .... Hans Fucker Antônio Pitanga .... Moisés Jaqueline Laurence ... madame Constança Sílvia Buarque ... Teresa Tomásia Míriam Pires .... Sinhana Tarcísio Filho .... D. Pedro I Jofre Soares .... Profeta Ângela Leal .... madre superiora Cleonir dos Santos....João Isidoro [editar]
Curiosidades
Essa novela foi baseada nas obras de Dona Beija, a feiticeira do Araxá, de Thomas Leonardo e A vida em flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos.
Bruna Lombardi chegou a ser cogitada para o papel principal, que acabou com Maitê Proença, se transformando num dos maiores sucessos da carreira da atriz.
Dona Beija tomando banho nua numa cachoeira, e cavalgando nua sobre um cavalo, são consideradas as cenas marcantes desta novela.
Os descendentes de Ana Jacinta, a Dona Beja, não gostaram de vê-la retratada como mulher de vida na televisão.
Adolpho Bloch resolveu investir pesado no ramo telenovela, investindo US$ 2 milhões na produção. Dona Beija era apenas a segunda novela produzida pela Manchete, sendo que a primeira foi o remake de Antônio Maria, em 1985, mas conseguiu estabelecer o primeiro sucesso da emissora no gênero.
O sucesso de Dona Beija fez a proeza de pôr a Rede Manchete, que tinha apenas 3 anos de existência, em 1986, em destaque no cenário televisivo internacional, num período tão curto de vida.
Maitê Proença fez de sua Dona Beija, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de fevereiro de 1987.