segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Clarice Lispector, A Hora da Estrela - 1977


ULTIMA ENTREVISTA DE CLARICE LISPECTOR para a TV Cultura de São Paulo. Gravada em 1977 para Julio Lerner, pouco antes de Clarice morrer, onde ela fala sobre suas origens, a família, o ofício de escritora, como começou a escrever e sobre seu último livro que acabara de escrever e ainda não sabia o nome (A Hora da Estrela). “Eu acho que quando eu não escrevo estou morta”, diz. “Bem, agora eu morri, vamos ver se eu renasço de novo... por enquanto estou morta”... acrescenta. O programa ainda traz depoimentos da cineasta Suzana Amaral (que transformou em filme o último livro de Clarice: “A Hora da Estrela”, falando sobre as personagens da escritora e seus olhares subjetivos, MARILENA ANSALDI, protagonista de “Um Sopro de Vida” fala sobre solidão, MARIA BETHÂNIA declamando alguns poemas e a amiga OLGA BORELLI, falando sobre sua relação de amizade e da doença da escritora.

Vinícius - 2005

A vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e aproximadamente 400 letas de músicas. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro, através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicosA realização de um pocket show em homenagem a Vinícius de Moraes por dois atores é o início da reconstrução da carreira do cantor e compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade, tendo criado para si um dos percursos mais relevantes da cultura brasileira no século XX.
Realmente uma obra de valor, cujo conteúdo retrata a vida de um dos maiores poetas e músicos de todos os tempos. A sensibilidade e o lirismo do grande Vinícius, são certificados através de um DVD bem elaborado e com qualidade, acima de tudo.

Oscar Niemeyer, a Vida é um Sopro - 2007

Documentário sobre a vida e a obra do maior dos arquitetos modernos brasileiros, Oscar Niemeyer. O arquiteto conta de maneira descontraída como foram concebidos seus principais projetos, entre eles Brasília, a sede do Partido Comunista Francês e da Editora Mondadori, em Milão. Fala também de política, de amigos, das mulheres e do Brasil. Faz ainda uma apaixonada defesa da invenção e da criatividade, o que o arquiteto considera vital nesses tempos em que o Brasil resolveu copiar Miami. Filmado em seis cidades do Brasil, além da França, Itália, Argélia e Estados Unidos, o filme conta também com inéditas e raríssimas imagens de arquivo. Há depoimentos, entre outros, de José Saramago, Eric Hobsbawn, Eduardo Galeano, Nelson Pereira dos Santos, Ferreira Gullar, Mario Soares, Carlos Heitor Cony e Chico Buarque.

Mestres da Literatura. Literatus, Textualmente transmissível - 2004


Acompanhando a evolução da literatura brasileira, sempre em cadência com o desenrolar dos acontecimentos históricos, para verificar o momento em que a ficção, o poema, o conto, o ensaio alcançaram, na estrutura e na temática, uma identidade brasileira, típica, peculiar, que se pudesse considerar como de nossa terra, a coleção Mestres da Literatura. Literatus. Textualmente transmissíveis é um dos mais completos tratados de história literária, apresentando a literatura como obra de arte, possuidora de valor estético, encarada como um todo, autônoma, uma das grandes contribuições ao estudo e à pesquisa da língua e da literatura brasileira pelo nível das informações, fundamentos teóricos, crítica e história literária.


Documentários:
DVD 01· Graciliano Ramos. Literatura sem bijouterias.
DVD 02· João Guimarães Rosa. O Mágico do Reino das Palavras.
DVD 03· José de Alencar. O Múltiplo.
DVD 04· Lima Barreto. Um Grito Brasileiro.
DVD 05· Machado de Assis. Um Mestre na Periferia.
DVD 06· Mário de Andrade. Reinventando o Brasil.

Nós que Aqui Estamos, por Vós Esperamos (Marcelo Masagão) - 1999

LITERATURA - SEMIÓTICA - ANÁLISE DO DISCURSO - PRODUÇÃO DE IMAGEM E CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA (HISTÓRICA E SOCIAL)
Memória do século XX, a partir de recortes biográficos reais e ficcionais de pequenos e grandes personagens. O filme pretende discutir a banalização da morte e por correspondência direta, da vida.