segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Clarice Lispector, A Hora da Estrela - 1977


ULTIMA ENTREVISTA DE CLARICE LISPECTOR para a TV Cultura de São Paulo. Gravada em 1977 para Julio Lerner, pouco antes de Clarice morrer, onde ela fala sobre suas origens, a família, o ofício de escritora, como começou a escrever e sobre seu último livro que acabara de escrever e ainda não sabia o nome (A Hora da Estrela). “Eu acho que quando eu não escrevo estou morta”, diz. “Bem, agora eu morri, vamos ver se eu renasço de novo... por enquanto estou morta”... acrescenta. O programa ainda traz depoimentos da cineasta Suzana Amaral (que transformou em filme o último livro de Clarice: “A Hora da Estrela”, falando sobre as personagens da escritora e seus olhares subjetivos, MARILENA ANSALDI, protagonista de “Um Sopro de Vida” fala sobre solidão, MARIA BETHÂNIA declamando alguns poemas e a amiga OLGA BORELLI, falando sobre sua relação de amizade e da doença da escritora.