quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Surplus - 2003


Lixo, muito lixo. Consumo, muito consumo. Capitalismo, vida simples é possível? Surplus é um filme baseado em imagens e discursos de governantes como Fidel Castro. Um tiro curto de 50 minutos, uma reflexão sobre o problema de fundo da humanidade: o capitalismo sem controle ou como diz a sinopse oficial: Um olhar sobre o jeito de ser e de viver da humanidade, este trabalho coloca em discussão não apenas a vida em sociedade e a ordem estabelecida, como também a própria essência humana. As necessidades dos homens, as maneiras de reagir a elas e as formas de controle social acabam por comprometer todo o ecossistema terrestre, sem exceção às relações humanas.

A CURA - 1995


Dexter e Eric nunca foram grandes amigos, mas têm algo em comum, a solidão. Eric tem um difícil relacionamento com sua mãe e Dexter foi contaminado pela Aids durante uma transfusão de sangue. Surge uma grande amizade e entre ervas milagrosas, Eric tenta "curar" Dexter. Sem muito sucesso eles pegam uma carona em um barco para Nova Orleans e resolvem encont rar um médico que diz ter encontrado a cura para a doença. Longe de casa eles vivem a maior de todas as aventuras e descobrem o poder da amizade e da compreensão. Um poder que é a cura para todos seus medos e preconceitos.

Asas do Desejo - 1987 (Wim Wenders)


Na Berlim pós-guerra, dois anjos perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia. Direção e Elenco Diretor Wim Wenders Elenco Otto Sander Peter Falk Bruno Ganz Curt Bois Paul Busch Beatrice Manowski Dirk Vogeley Olivier Picot Solveig Dommartin Ulrike Schirm

OS GRANDES PORTUGUESES: LUIZ VAZ DE CAMÕES


Um raríssimo documentário realizado por portugueses. Em audio e som originais da língua deste gênio da literatura. O filme mostra novas pesquisas e descobertas sobre a vida e obra de Camões. Apresenta perfil completo de sua Literatura. Uma viagem à Portugal na época dos Descobrimentos. Um filme espetacular para educadores, estudiosos e universitários da área de Letras.

HILDA HILST, DIVERSO: A CASA DO SOL


Um documentário especial com presença em declarações raríssimas da escritora e poeta Hilda Hilst e amigos íntimos falando de sua personalidade. Literatura e explosão de vida se misturam em imagens, sons e a Casa do Sol. Com presença de Zeca Baleiro, Lygia Fagundes Telles, José Carlos del Fuentes entre outros. Um documentário especial aos professores e apaixonados pelo melhor de nossa literatura.

Manoel de Barros, Caramujo-flor - 1988


Curta-metragem dedicado ao poeta Manoel de Barros e à sua poesia auto-reflexiva e criadora. A dupla face de Manoel de Barros - moderno e arcaico, rural e urbano, rústico e sofisticado - aparece no filme, desdobrada em dois "alter egos", um interpretado por Ney Matrogrosso e outro por Rubens Corrêa. Tetê Espínola incorpora a dimensão vocal do poeta, pontuada pela trilha eletrostática de Lívio Tragtenberg. Em aparições relâmpagos, plenas de significações, participam Almir Sater e Aracy Balabanian. Imagens de caramujos intercalam as cenas.

Outras Estórias (João Guimarães Rosa) 1999


O filme é uma adaptação em contos de Guimarães Rosa e a ação se passa em uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. A cidade só pensava no enterro do terrível marginal que morreu pelas mãos de uma rapaz agindo em legítima defesa. Todo mundo está esperando pela vingança dos três irmãos do falecido: a morte do vilão. Durante o velório, as pessoas lembram estórias da vida do bandido e o funeral termina em um inesperado anticlímax. Ficha Técnica: Título Original: Outras Estórias País de Origem: Brasil Gênero: Drama Tempo de Duração: 114 minutos Ano de Lançamento: 1999 Site Oficial: Estúdi o/Distrib.: Riofilme Direçã o: Pedro Bial IMDb...6. 5 Elenco: Pa ulo José Giulia Gam Marieta Severo Walderez de Barros Cacá Carvalho Antôni o Calloni Enrique Diaz Sílvia Buarque Rodolfo Vaz Teuda Bara Márcia Bechara Sílvia Buarque Antonio Calloni Juca de Oliveira

O Padre e a Moça (Carlos Drummond de Andrade) 1965


Brasil - 1965 - Drama - P&B - 91 min - 35mm
Melhor direção do Festival de Teresópolis, 1966; Prêmio de Qualidade do Instituto Nacional de Cinema, 1966; Prêmio de Qualidade CAIC, Rio de Janeiro; melhor fotografia do Festival de Brasília, 1966.
Direção:
Joaquim Pedro de AndradeProdução: Joaquim Pedro de Andrade e Luiz Carlos BarretoRoteiro: Joaquim Pedro de Andrade, baseado no poema “O Padre, a Moça”, de Carlos Drummond de AndradeDireção de fotografia: Mário CarneiroMontagem: Eduardo Escorel e Joaquim Pedro de AndradeMúsica: Carlos LyraCompanhias produtoras: Filmes do Triângulo e DifilmDistribuição: DifilmDireção de produção: Raymundo HiginoAssistência de produção: Flávio Werneck e Geraldo VelosoAssistência de direção: Eduardo EscorelCâmera: Mário CarneiroCenografia: Mário Carneiro
Lançamento: 28 de março de 1966

Elenco:Helena Ignez (moça), Paulo José (padre), Mário Lago (Fortunato), Fauzi Arap (Vitorino), Rosa Sandrini (beata) e moradores de São Gonçalo do Rio das Pedras
Sinopse:Numa decadente vilazinha do interior mineiro, uma moça pobre vive em companhia do tutor, idoso comerciante rico da cidade, que deseja desposá-la; ao mesmo tempo ela é cobiçada pelo farmacêutico, beberrão inveterado e homem lasso. A moça despreza o farmacêutico e deixa-se convencer, pouco a pouco, com a idéia de casamento com o padrinho rico.
O padre velho da cidadezinha morre e um moço padre vem substituí-lo. De imediato, a afinidade se estabelece entre os dois jovens. Mas o moço padre está dilacerado entre seu voto de castidade e o amor pela moça e, simultaneamente, pelo que considera a obrigação de salvá-la do casamento que não é de agrado da moça e que é contra a natureza das coisas. Por isto fogem: o moço padre com a intenção imediata de salvá-la do tutor - ela de dispor-se, completamente. O padre moço, todavia, incapaz de realizar o que a natureza, sentimento e idade determinavam, acaba por retornar com a moça para a vilazinha, cuja população indignada com o escândalo persegue e mata por asfixia o jovem casal, que se escondia numa caverna.